Atendimento segunda a sexta das 09hs às 17:30hs

+20 anos de experiência

Tese de Doutorado

4.8/5 - (27 votes)
Tese de Doutorado

Conteúdo

Tese de DoutoradoAs pessoas que se decidem por dar continuidade aos estudos sempre se deparam com desafios cada vez maiores. Por um lado, se destacam devido à sua imensa capacidade intelectual (que normalmente é uma marca daqueles que dão preferência aos estudos) e por outro se veem em certas dificuldades porque as exigências são cada vez maiores e o tempo costuma a ser sempre mais curto.

E temos a oportunidade de refletir sobre isso, com toda a certeza é a hora oportuna para falar sobre a conhecida (e temida) tese de doutorado, que é como um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de curso de pós-graduação stricto sensu, ministrado por instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação através da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior). Trata-se, entretanto, de um trabalho mais minucioso e apurado que o TCC, que exige elevado grau de inteligência e de comprometimento do acadêmico.

Esse costume de impulsionar o acadêmico à defesa de uma tese surgiu como uma maneira de despertar nele o gosto pela pesquise e pela descoberta do novo através do estudo e do trabalho científico. Além disso, objetivava-se desenvolver no acadêmico a capacidade de expor seu raciocínio de maneira verbal, de forma que ele demonstrasse seu aprendizado através desses meios. E os resultados, claro, sempre foram os melhores possíveis. E por isso ela permanece ainda hoje como requisito indispensável para a obtenção do título de mestre.

É para ajudá-lo a compreender melhor esse processo e saber como se comportar e de que maneira agir para ser bem-sucedido em sua tese de doutorado que hoje lhe trago esse artigo. Compreenda um pouco mais sobre o assunto.

Como fazer uma Tese de Doutorado

como fazer tese de doutoradoPrimeiramente você precisa saber que a tese de doutorado não nasce da noite para o dia. Ela precisa ser pensada e bem elaborada, de forma que possua todos os elementos necessários para ser bem-sucedida. Por isso, lembre-se que antes de tudo você precisa definir um tema e então elaborar um projeto de pesquisa para só depois começar a executá-lo. Claro que para todo esse processo você vai contar com a ajuda de um orientador, que vai lhe mostrar o caminho a seguir. Mas é sempre bom colher o máximo de informações a fim de minimizar a possibilidade de erros.

A definição do tema deve ser o primeiro passo a ser dado e esse deve estar ligado à sua área de atuação e também ao assunto com que tiver mais afinidade.

Essa é uma dica importante porque uma pessoa que não tem paixão por algo dificilmente vai conseguir ser convincente ao fazer a defesa. Talvez alguém bastante conhecedor da arte da retórica poderia alcançar sucesso com essa iniciativa, mas é melhor não arriscar.

Após definir o tema, o próximo passo é a elaboração do projeto de pesquisa. Essa é uma das partes mais trabalhosas porque é aonde o acadêmico deve explicar qual a relevância do tema proposto, qual a justificativa para trazê-lo ao debate, como e por que a sua pesquisa vai ser importante para a sociedade e quais conclusões você pode tirar efetivamente de todo o trabalho feito em prol dela. Mas a boa notícia é que, após ter o seu projeto aprovado pelo orientador, o restante do trabalho será menos complicado. Isso porque depois virá o desenvolvimento do mesmo, que precisará estar adaptado a algumas normas técnicas que iremos conhecer agora.

Como escrever uma Tese de Doutorado?

Quando você for iniciar o desenvolvimento da sua tese, certamente o primeiro conselho que vai ouvir do seu orientador é que utilize uma linguagem culta, sempre de maneira impessoal, abrangendo termos técnicos e fazendo o máximo de referências bibliográficas que puder. Tudo isso será importante para agregar valor à sua obra e para dar-lhe mais credibilidade.

Depois disso, ele vai lhe passar orientações sobre as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre trabalhos acadêmicos. Ela vai ensinar tudo sobre a estrutura do trabalho, como devem ser feitas as partes, as citações, enfim, como deve ser a organização de todo o seu trabalho, desde a capa até as referências bibliográficas.

Para ter mais conhecimento sobre o assunto, acesse esse link e veja as orientações passadas pela USP (Universidade de São Paulo) em sua biblioteca digital.

Atenção: se sua tese não estiver enquadrada nesse modelo, ela não vai ser aceita pela instituição. A falta de qualquer um desses itens será motivo suficiente para reprovarem sua tese ou “solicitarem” a correção dela.

Exemplos de temas de Tese de Doutorado

Para lhe familiarizar ainda mais com o tema “tese de doutorado”, separamos dez temas de trabalhos já produzidos para que possa conhecer. Veja:

– Famílias patrifocais: paternagem e socialização dos filhos (Flávia Abade, USP/2014).

– Análise do perfil sociodemográfico, clínico e laboratorial de pessoas com mais de 13 anos vivendo com HIV/AIDS no oeste do Pará e tendências de incidência de AIDS em Santarém (Paulo Afonso Martins Abati, USP/2013).

– Caracterização de um Novo Gene da Família F-box Expresso no Pistilo de Nicotiana tabacum L. (Samantha Vieira Abbad, USP/2012).

– A problemática econômica e geográfica em que se inserem a gestão dos resíduos sólidos domiciliares e os modernos métodos para sua incineração (José Eduardo Abbas, USP/2008).

– Orientações da parceria entre poder público e organizações sociais no MOVA-SP (Aline Cristina de Oliveira Abbonízio, USP/2007).

– Teleodontologia: estudo sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação por docentes e cursos de Odontologia brasileiros, aplicadas ao ensino e atenção à saúde em Odontologia (Anna Cristina Pacheco Ballassini Abdalla, USP/2015).

– Utilização de madeira de Eucalyptus em estruturas de pontes (Elias Abdo Filho, USP/2002).

– Teorias contábeis sobre o patrimônio líquido e teoria da renda-acréscimo patrimonial: um estudo interdisciplinar (Cesar Henrique Shogi Abe, USP/2007).

– Determinação de parâmetros de operação de sistema de distribuição de ar frio pelo piso em ambientes de escritórios (Viviane Caroline Abe, USP/2007).

– Estratégias de redução do estresse e seu impacto no sistema imune de mulheres com câncer de mama: evidências para a prática clínica (Camila Aparecida Abrahão, USP/2013).

Elaboração da Tese de Doutorado

A elaboração da tese de doutorado, conforme mencionamos anteriormente, torna-se menos complicada após seguir os passos da escolha do tema e do projeto de pesquisa. Mas há ainda muitas outras tarefas a se executar.

Para elaborar a sua tese você vai precisar manter contato permanente com seu orientador, inclusive com encontros presenciais constantemente, a fim de debater o tema e mostrar que possui segurança nele. Lembre-se que seu orientador não é seu inimigo. Mesmo quando ele se mostrar intransigente, não leve para o lado pessoal. Ele apenas está lhe preparando para enfrentar a banca examinadora, que certamente vai colocar você contra a parede a fim de saber se realmente você está pronto para ostentar o título de mestre.

Portanto, o período de elaboração da tese de doutorado deve ser mesclado entre a preparação teórica, retórica e psicológica. Sem essa aliança, você não vai obter sucesso.

5 dicas para fazer sua Tese de Doutorado

Nesse item, gostaríamos de lhe apresentar 5 dicas valiosíssimas quando for elaborar sua tese de doutorado. Confira!

  1. O tempo de duração do mestrado no Brasil é de 2 anos. Devido a isso, muitas pessoas tendem a deixar sempre “para depois” o início das atividades. Não faça isso. Comece a pensar na sua tese desde o primeiro dia do curso e desenvolva-o aos poucos.
  2. Quando definir o tema, busque algo com que tenha bastante identificação e que lhe ofereça bastante fontes de pesquisa.
  3. Procure na internet diversas teses de doutorado e leia. Observe tudo o que elas possuem a nível de estrutura e de conteúdo porque isso vai ajudar bastante no seu trabalho.
  4. Ouça atentamente o seu orientador e não fique “debatendo” com as idéias dele. O que ele quer é prepará-lo para fazer sua defesa da melhor maneira possível.
  5. Em teses de doutorado conteúdo é tudo. Por isso, leia no mínimo dois livros referentes ao tema que você vai defender. Isso será fundamental para conhecer as idéias dos principais pensadores e assim ter bagagem para apresentar um bom trabalho.

Diferença entre dissertação de mestrado e tese de doutorado

Uma dúvida que várias pessoas têm e que é importante você sanar é a respeito dessa diferenciação. Veja:

– A dissertação de mestrado é um modelo de trabalho que não precisa ser inédito. Ele pode seguir a mesma linha de raciocínio que outros trabalhos já feitos. Claro que ele não pode ser plagiado, mas a ideia pode ser algo que já foi trabalhada por outros.

– A tese de doutorado trata-se de um trabalho que deve necessariamente ser inédito. Nele o acadêmico deve desenvolver uma teoria que nunca tenha sido debatida e defendida por alguém.

Algumas universidades utilizam o modelo de dissertação para o mestrado e tese para o doutorado e vice-versa. Isso é perfeitamente possível e não fere as normas vigentes. O que você precisa é ter o cuidado de saber exatamente como a universidade costuma trabalhar e fazer o que ela solicita do seu trabalho.

Referências para pesquisar artigos para Tese de Doutorado

Para ser capaz de desenvolver seu trabalho com perfeição, é importante que você busque conhecer ao máximo as teses que já foram desenvolvidas por pessoas que o concluíram. Para isso, sugiro que procure nos mecanismos de busca e nos sites das Universidades Federais os trabalhos já desenvolvidos pelas pessoas. Isso é bastante enriquecedor!

Modelos de Tese de Doutorado

Por fim, gostaria de deixar para você alguns links de teses de doutorado para que possa ler e conhecer melhor alguns gêneros de linguagem acadêmica.

Se você tiver o cuidado de se preparar bem e de não fugir das responsabilidades de um estudo de proporções tamanhas, certamente vai executar um excelente trabalho!

4.8/5 - (27 votes)

10 respostas

  1. Dicas valiosíssimas. No entanto uma dúvida ainda me atormenta. Se minha tese precisa ser um tema inédito, onde posso pesquisar sobre ele? Como descobrir um tema que ninguém ainda tenha abordado?

  2. É obrigatório conter na tese análises estatísticas?
    O procedimento da metodologia é revisão sistemática da bibliografia, analises comparativas
    Tipo de trabalho é: descritivo e comparativo, retrospectivo e avaliativo

  3. Amei os comentarios de como fazer uma excelente tese.
    Porém como encontrar um tema inédito????? que ainda ñ tenha sido abordado ???
    Me ajude!!!!!
    Estou em fase de começar a escrever minha tese e ñ sei nem como começar, pq estou cheias de dúvidas quanto ao tema.

  4. Obrigada pelo texto 🙂 Fi-me muito útil.

    Gostaria de sugerir que revisasse o uso da palavra “mestrado”, pois 2 ou 3 vezes ela aparece onde, por motivo de coerência, em meu entendimento, deveria ser “doutorado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dissertação de Mestrado

Dissertação Mestrado Educação

Ao concluir o curso de mestrado, todo aluno possui uma responsabilidade inerente ao estudo acadêmico: a apresentação de uma dissertação como trabalho de conclusão. Trata-se