Ao concluir o curso de mestrado, todo aluno possui uma responsabilidade inerente ao estudo acadêmico: a apresentação de uma dissertação como trabalho de conclusão. Trata-se de um momento ímpar, já que esse é o ponto chave de todo o estudo, o momento em que o candidato vai realmente mostrar o que aprendeu e de que maneira pode contribuir com seu trabalho para que a sociedade seja melhor.

É sabendo disso que hoje decidimos criar esse artigo, em que iremos lhe falar um pouco sobre a dissertação de mestrado, as principais dúvidas sobre sua criação e outros assuntos que julgamos importante tratar.

 5 erros comuns em uma Dissertação Mestrado Educação

erros na Dissertação Mestrado EducaçãoPossivelmente você já se deparou com esse problema e gostaria de saber ao certo o que fazer para não errar quando for desenvolver sua dissertação de mestrado.

Por isso resolvemos lhe apresentar 5 erros comuns que normalmente os estudantes cometem nesse momento tão importante.

Pouca pesquisa

Dissertação de Mestrado

A pesquisa é parte de todo o processo de estudo no mestrado. E com toda a certeza você precisa estar pronto para isso.

Tentar fazer uma dissertação de mestrado sem criar toda uma estrutura para a pesquisa é sinônimo de fracasso.

Incapacidade de raciocínio científico

Antes de pensar em alcançar o grau acadêmico de mestre, você precisa ser capaz de se libertar do senso comum. Se assim não o fizer, jamais lhe será possível desenvolver o raciocínio científico, tão importante para o desenvolvimento da sua dissertação de mestrado.

Falta do poder de persuasão

Para apresentar sua dissertação de mestrado e ser capaz de demonstrar a sua capacidade técnica, você precisa ser persuasivo. E é claro que isso só acontece quando você pesquisa e possui elementos o suficiente para sustentar o seu trabalho.

Procure desenvolver o seu poder de persuasão e certamente sua dissertação será ainda melhor!

Utilização de termos ambíguos

O que você gostaria de dizer? As pessoas conseguem entender com clareza a sua mensagem? Muito cuidado porque existem alguns termos que podem confundir o seu leitor e ainda provocar mal entendidos.

Cuidado com o sentido real e o figurativo das palavras. Muitos alunos perdem pontos e até são reprovados devido às más interpretações dos termos utilizados.

Linguagem inadequada

Quando iniciamos o curso de nível superior, aprendemos as regras de execução dos trabalhos acadêmicos, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). E entre elas aprendemos que devemos utilizar a linguagem culta, sempre na 3ª pessoa do singular.

Muita gente erra nesse sentido porque não tem a devida atenção. É importante também analisar bem essa situação na revisão gramatical, para não deixar passar desapercebido algum lapso momentâneo.

15 exemplos de tema para Dissertação Mestrado Educação

Para lhe dar algumas ideias sobre os temas que as pessoas costumam utilizar para dissertações de mestrado, preparamos uma lista com 15 temas já desenvolvidos por alunos de mestrado. Veja!

  1. Análise imunohistoquímica do osteossarcoma em pacientes com e sem metástases e sua correlação prognóstica (Márcia Datz Abadi, USP, 2005).
  1. As implicações do aprisionamento dos pais no direito à educação e à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em regime de abrigo na cidade de São Paulo (Maria José Abrão, USP, 2010).
  1. A pesquisa-ação na formação continuada do professor: caminhos para a mudança (Adriana Beneduzzi Passarelli Agi, USP, 2012).
  1. Educação física no município de São Paulo: aproximações e distanciamentos com relação ao currículo oficial (Camila dos Anjos Aguiar, USP, 2012).
  1. O discurso (psico) pedagógico sobre a adolescência: análise dos impasses docentes provocados pela teorização da adolescência (Tânia Margareth Bancalero Aguiar, USP, 2007).
  1. Os usos que os jovens fazem da internet: relações com a escola (Juliana Santos Albach, USP, 2012).
  1. Sobre infância e poder: o que diz a produção acadêmica de periódicos cinetíficos da educação de 2000 a 2010? (Lilian Alboz, USP, 2012).
  1. A comunicação escrita da ciência no espaço escolar (Luciane Silva Baião de Albuquerque, USP, 2010).
  1. Uma vida no magistério: fios e meadas da história de uma professora paulista (Wiara Rosa Rios Alcântara, USP, 2009).
  1. A pedagogia da migração do software proprietário para o livre: uma perspectiva freiriana (Anderson Fernandes de Alencar, USP, 2007).
  1. Da imagem ao símbolo: a escrita do nome próprio por crianças de três anos (Claudia Maria Barbosa de Alencar, USP, 2007).
  1. O ensino de filosofia – uma prática na Escola de Aplicação da FE-USP (Marta Vitória de Alencar, USP, 2011).
  1. Literatura e educação na memória de uma cidade: um olhar sobre Thales Castanho de Andrade (Fernando Luiz Alexandre, USP, 2007).
  1. Formação contínua de professores: um contexto e situações de uso de tecnologias de comunicação e informação (José Joelson Pimentel de Almeida, USP, 2006).
  1. Da possibilidade de emancipação humana: experiência formativa e elaboração do passado – contribuições de Theodor W. Adorno (Juliana Litvin de Almeida, USP, 2009).

Tendo conhecimento desses temas, cremos que possivelmente você terá menos dificuldade para definir um tema para trabalhar.

 Tendências de assunto para Dissertação Mestrado Educação

As tendências atuais são os temas que estão relacionados às novas tecnologias, à formação de professores, às práticas pedagógicas e assuntos relacionados.

Procure algo dentro desses parâmetros que certamente você será bem sucedido no desenvolvimento do mesmo.

5 modelos de Dissertação Mestrado Educação

Por fim, gostaríamos de deixar para você os links de 5 dissertações já apresentadas e defendidas, para lhe servirem de base para o conhecimento técnico e científico:

  1. Princípios e propostas sobre o conhecimento matemático nas avaliações externas.
    Saiba mais sobre a dissertação em: www.teses.usp.br
  1. Reforma curricular na rede estadual de ensino de São Paulo: decorrências para a organização do trabalho em uma escola
    Saiba mais sobre a dissertação em: www.teses.usp.br
  1. A experiência de egressos de uma escola do campo no município de Araraquara – SP
    Saiba mais sobre a dissertação em: www.teses.usp.br
  1. O discurso publicitário e o dizer da criança na construção dos sentidos sobre masculino e feminino
     Saiba mais sobre a dissertação em:  www.teses.usp.br
  1. O coronelismo nos manuais didáticos de História no Ensino Fundamental das escolas públicas de Ribeirão Preto – SP
     Saiba mais sobre a dissertação em:  www.teses.usp.br

Desejamos a você muito sucesso e uma ótima dissertação!

Dissertação de Mestrado

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,

    Gostei das orientações publicadas na pagina. Linguagem clara e objetiva facilitando como elencar as ideias dentro da dissertação.

    Parabéns a assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here