Tese de DoutoradoAs pessoas que se decidem por dar continuidade aos estudos sempre se deparam com desafios cada vez maiores. Por um lado, se destacam devido à sua imensa capacidade intelectual (que normalmente é uma marca daqueles que dão preferência aos estudos) e por outro se veem em certas dificuldades porque as exigências são cada vez maiores e o tempo costuma a ser sempre mais curto.

E temos a oportunidade de refletir sobre isso, com toda a certeza é a hora oportuna para falar sobre a conhecida (e temida) tese de doutorado, que é como um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de curso de pós-graduação stricto sensu, ministrado por instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação através da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior). Trata-se, entretanto, de um trabalho mais minucioso e apurado que o TCC, que exige elevado grau de inteligência e de comprometimento do acadêmico.

Esse costume de impulsionar o acadêmico à defesa de uma tese surgiu como uma maneira de despertar nele o gosto pela pesquise e pela descoberta do novo através do estudo e do trabalho científico. Além disso, objetivava-se desenvolver no acadêmico a capacidade de expor seu raciocínio de maneira verbal, de forma que ele demonstrasse seu aprendizado através desses meios. E os resultados, claro, sempre foram os melhores possíveis. E por isso ela permanece ainda hoje como requisito indispensável para a obtenção do título de mestre.

É para ajudá-lo a compreender melhor esse processo e saber como se comportar e de que maneira agir para ser bem-sucedido em sua tese de doutorado que hoje lhe trago esse artigo. Compreenda um pouco mais sobre o assunto.

Como fazer uma Tese de Doutorado

como fazer tese de doutoradoPrimeiramente você precisa saber que a tese de doutorado não nasce da noite para o dia. Ela precisa ser pensada e bem elaborada, de forma que possua todos os elementos necessários para ser bem-sucedida. Por isso, lembre-se que antes de tudo você precisa definir um tema e então elaborar um projeto de pesquisa para só depois começar a executá-lo. Claro que para todo esse processo você vai contar com a ajuda de um orientador, que vai lhe mostrar o caminho a seguir. Mas é sempre bom colher o máximo de informações a fim de minimizar a possibilidade de erros.

Dissertação de Mestrado

A definição do tema deve ser o primeiro passo a ser dado e esse deve estar ligado à sua área de atuação e também ao assunto com que tiver mais afinidade.

Essa é uma dica importante porque uma pessoa que não tem paixão por algo dificilmente vai conseguir ser convincente ao fazer a defesa. Talvez alguém bastante conhecedor da arte da retórica poderia alcançar sucesso com essa iniciativa, mas é melhor não arriscar.

Após definir o tema, o próximo passo é a elaboração do projeto de pesquisa. Essa é uma das partes mais trabalhosas porque é aonde o acadêmico deve explicar qual a relevância do tema proposto, qual a justificativa para trazê-lo ao debate, como e por que a sua pesquisa vai ser importante para a sociedade e quais conclusões você pode tirar efetivamente de todo o trabalho feito em prol dela. Mas a boa notícia é que, após ter o seu projeto aprovado pelo orientador, o restante do trabalho será menos complicado. Isso porque depois virá o desenvolvimento do mesmo, que precisará estar adaptado a algumas normas técnicas que iremos conhecer agora.

Como escrever uma Tese de Doutorado?

Quando você for iniciar o desenvolvimento da sua tese, certamente o primeiro conselho que vai ouvir do seu orientador é que utilize uma linguagem culta, sempre de maneira impessoal, abrangendo termos técnicos e fazendo o máximo de referências bibliográficas que puder. Tudo isso será importante para agregar valor à sua obra e para dar-lhe mais credibilidade.

Depois disso, ele vai lhe passar orientações sobre as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre trabalhos acadêmicos. Ela vai ensinar tudo sobre a estrutura do trabalho, como devem ser feitas as partes, as citações, enfim, como deve ser a organização de todo o seu trabalho, desde a capa até as referências bibliográficas.

Para ter mais conhecimento sobre o assunto, acesse esse link e veja as orientações passadas pela USP (Universidade de São Paulo) em sua biblioteca digital.

Atenção: se sua tese não estiver enquadrada nesse modelo, ela não vai ser aceita pela instituição. A falta de qualquer um desses itens será motivo suficiente para reprovarem sua tese ou “solicitarem” a correção dela.

Exemplos de temas de Tese de Doutorado

Para lhe familiarizar ainda mais com o tema “tese de doutorado”, separamos dez temas de trabalhos já produzidos para que possa conhecer. Veja:

– Famílias patrifocais: paternagem e socialização dos filhos (Flávia Abade, USP/2014).

– Análise do perfil sociodemográfico, clínico e laboratorial de pessoas com mais de 13 anos vivendo com HIV/AIDS no oeste do Pará e tendências de incidência de AIDS em Santarém (Paulo Afonso Martins Abati, USP/2013).

– Caracterização de um Novo Gene da Família F-box Expresso no Pistilo de Nicotiana tabacum L. (Samantha Vieira Abbad, USP/2012).

– A problemática econômica e geográfica em que se inserem a gestão dos resíduos sólidos domiciliares e os modernos métodos para sua incineração (José Eduardo Abbas, USP/2008).

– Orientações da parceria entre poder público e organizações sociais no MOVA-SP (Aline Cristina de Oliveira Abbonízio, USP/2007).

– Teleodontologia: estudo sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação por docentes e cursos de Odontologia brasileiros, aplicadas ao ensino e atenção à saúde em Odontologia (Anna Cristina Pacheco Ballassini Abdalla, USP/2015).

– Utilização de madeira de Eucalyptus em estruturas de pontes (Elias Abdo Filho, USP/2002).

– Teorias contábeis sobre o patrimônio líquido e teoria da renda-acréscimo patrimonial: um estudo interdisciplinar (Cesar Henrique Shogi Abe, USP/2007).

– Determinação de parâmetros de operação de sistema de distribuição de ar frio pelo piso em ambientes de escritórios (Viviane Caroline Abe, USP/2007).

– Estratégias de redução do estresse e seu impacto no sistema imune de mulheres com câncer de mama: evidências para a prática clínica (Camila Aparecida Abrahão, USP/2013).

Elaboração da Tese de Doutorado

A elaboração da tese de doutorado, conforme mencionamos anteriormente, torna-se menos complicada após seguir os passos da escolha do tema e do projeto de pesquisa. Mas há ainda muitas outras tarefas a se executar.

Para elaborar a sua tese você vai precisar manter contato permanente com seu orientador, inclusive com encontros presenciais constantemente, a fim de debater o tema e mostrar que possui segurança nele. Lembre-se que seu orientador não é seu inimigo. Mesmo quando ele se mostrar intransigente, não leve para o lado pessoal. Ele apenas está lhe preparando para enfrentar a banca examinadora, que certamente vai colocar você contra a parede a fim de saber se realmente você está pronto para ostentar o título de mestre.

Portanto, o período de elaboração da tese de doutorado deve ser mesclado entre a preparação teórica, retórica e psicológica. Sem essa aliança, você não vai obter sucesso.

5 dicas para fazer sua Tese de Doutorado

Nesse item, gostaríamos de lhe apresentar 5 dicas valiosíssimas quando for elaborar sua tese de doutorado. Confira!

  1. O tempo de duração do mestrado no Brasil é de 2 anos. Devido a isso, muitas pessoas tendem a deixar sempre “para depois” o início das atividades. Não faça isso. Comece a pensar na sua tese desde o primeiro dia do curso e desenvolva-o aos poucos.
  2. Quando definir o tema, busque algo com que tenha bastante identificação e que lhe ofereça bastante fontes de pesquisa.
  3. Procure na internet diversas teses de doutorado e leia. Observe tudo o que elas possuem a nível de estrutura e de conteúdo porque isso vai ajudar bastante no seu trabalho.
  4. Ouça atentamente o seu orientador e não fique “debatendo” com as idéias dele. O que ele quer é prepará-lo para fazer sua defesa da melhor maneira possível.
  5. Em teses de doutorado conteúdo é tudo. Por isso, leia no mínimo dois livros referentes ao tema que você vai defender. Isso será fundamental para conhecer as idéias dos principais pensadores e assim ter bagagem para apresentar um bom trabalho.

Diferença entre dissertação de mestrado e tese de doutorado

Uma dúvida que várias pessoas têm e que é importante você sanar é a respeito dessa diferenciação. Veja:

– A dissertação de mestrado é um modelo de trabalho que não precisa ser inédito. Ele pode seguir a mesma linha de raciocínio que outros trabalhos já feitos. Claro que ele não pode ser plagiado, mas a ideia pode ser algo que já foi trabalhada por outros.

– A tese de doutorado trata-se de um trabalho que deve necessariamente ser inédito. Nele o acadêmico deve desenvolver uma teoria que nunca tenha sido debatida e defendida por alguém.

Algumas universidades utilizam o modelo de dissertação para o mestrado e tese para o doutorado e vice-versa. Isso é perfeitamente possível e não fere as normas vigentes. O que você precisa é ter o cuidado de saber exatamente como a universidade costuma trabalhar e fazer o que ela solicita do seu trabalho.

Referências para pesquisar artigos para Tese de Doutorado

Para ser capaz de desenvolver seu trabalho com perfeição, é importante que você busque conhecer ao máximo as teses que já foram desenvolvidas por pessoas que o concluíram. Para isso, sugiro que procure nos mecanismos de busca e nos sites das Universidades Federais os trabalhos já desenvolvidos pelas pessoas. Isso é bastante enriquecedor!

Modelos de Tese de Doutorado

Por fim, gostaria de deixar para você alguns links de teses de doutorado para que possa ler e conhecer melhor alguns gêneros de linguagem acadêmica.

Se você tiver o cuidado de se preparar bem e de não fugir das responsabilidades de um estudo de proporções tamanhas, certamente vai executar um excelente trabalho!

Dissertação de Mestrado

5 COMENTÁRIOS

  1. É obrigatório conter na tese análises estatísticas?
    O procedimento da metodologia é revisão sistemática da bibliografia, analises comparativas
    Tipo de trabalho é: descritivo e comparativo, retrospectivo e avaliativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here