De repente você vê que chegou a hora de elaborar a dissertação de Mestrado, mas ainda não tem clareza sobre o que fazer para criar uma obra impactante, que seja capaz de impressionar a banca examinadora e que lhe dê possibilidades de apresentá-lo sem maiores problemas.

Quem nunca ouviu falar disso às vezes imagina que seja algo muito simples, mas nós sabemos que não é. E por isso hoje venho lhe dar algumas dicas valiosas sobre o assunto e a melhor maneira de escrevê-la. Tome nota!


Compreenda o Mestrado

Todas as pessoas que se dedicam aos estudos e chegam ao momento de defender uma dissertação de Mestrado são tomadas por inúmeras dúvidas que naturalmente lhes coloca em estado de alerta. Vamos aqui, dentro da medida do possível, procurar dirimir ao menos um pouco essas dúvidas.

O mestrado é uma modalidade de estudo reservada aos portadores de diploma de nível superior, está enquadrado na categoria de pós-graduação stricto senso, deve ter duração mínima de dois anos e pode ser profissional ou acadêmico.

O que caracteriza a maior diferença entre um e outro é a finalidade. O mestrado profissional enfatiza estudos e técnicas que se voltam diretamente ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Já o mestrado acadêmico é a porta de entrada para o profissional se inserir na área da pesquisa. Ambos conferem ao profissional o diploma e o título de mestre, podendo o mesmo se dedicar ao doutorado.

Dissertação de Mestrado

Dicas para a dissertação do Mestrado:

Estrutura de uma Dissertação de Mestrado

O Projeto de Pesquisa

Tenha sempre o cuidado de fazer um excelente projeto de pesquisa, porque ele será muito valioso para a organização sistemática da sua obra. Tentar organizar uma dissertação de Mestrado se valer do projeto de pesquisa é, no mínimo, inviável.

O Tema

O tema da sua dissertação de Mestrado deve estar de acordo com a área de estudo que você escolheu. Não queira o título de mestre na área de educação defendendo uma tese que fala sobre saúde pública. A banca examinadora jamais vai aceitar isso e você não será bem sucedido.

Atenção para uma outra coisa. Embora isso pareça um jargão, ao escolher o tema procure algum assunto que lhe agrade e que seja de seu domínio. Esteja muito atento para isso porque se você optar por um assunto muito complexo, pode se embaraçar e colocar tudo a perder.

O embasamento teórico

O embasamento teórico mostra o quanto da teoria da sua área de estudo você foi capaz de assimilar e sua capacidade de estabelecer sua pesquisa sobre os ensinamentos deles. Procure conhecer a fundo os teóricos, principalmente os que são referências para sua área, e os principais pontos de suas teorias. No momento em que você terminar a defesa da sua dissertação de Mestrado e for sabatinado, certamente precisará responder muitas perguntas sobre a influência deles sobre o seu trabalho.

Lembre-se que é também com base nisso que você irá criar a bibliografia do seu trabalho.

A pesquisa de campo

Nunca se esqueça que a pesquisa de campo também é um elemento fundamental para o sucesso da sua dissertação de Mestrado. É isso o que vai dar corpo ao texto e comprovar seu empenho em aprender não somente através do estudo teórico, mas também sobre as bases do conhecimento empírico, que é tão importante quanto o outro. Muita atenção, portanto, porque os dados da experiência enriquecem (e muito!) o seu trabalho.

Seja Profissional

Nunca se comporte como um aventureiro porque um mestre precisa provar que é profissional e isso vai ser cobrado de você. Por isso, desde o primeiro momento, aja com responsabilidade e demonstre capacidade técnica para o título que almeja conquistar. Se você não tiver essa capacidade, será mal sucedido na sua busca.

Normas usadas na dissertação de Mestrado

Há normas específicas que precisam ser observadas e cumpridas na confecção de sua dissertação de Mestrado. Claro que você deve se lembrar de ter visto sobre isso nas suas aulas de Metodologia Científica quando conheceu as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Mas se ainda precisar relembrar algumas coisas, aconselho que acesse este link e veja as orientações da USP para elaboração de teses e dissertações: Diretrizes para confecção de teses e dissertações

As orientações estão divididas em quatro partes. Após acessar a página, basta clicar nas opções e conhecer cada uma delas.

Dúvidas comuns na Dissertação de Mestrado

Quem vai se dedicar à defesa da dissertação de Mestrado deve saber que:

    • A dissertação deve ser feita com base em elementos sólidos, para não incorrer em erro técnico ou material;

 

    • A dissertação de Mestrado reprova, portanto, seja responsável em sua elaboração e execução;

 

    • O não cumprimento das normas e técnicas exigidas pela ABNT é uma falta grave que é passível de reprovação. Seu orientador vai lhe falar exaustivamente sobre isso e, se você insistir em fazê-lo, certamente terá problemas;

 

    • O seu orientador possui grande poder e influência sobre o seu trabalho junto à banca examinadora. Ouça-o e respeite-o porque, a nível de conhecimento, ele está além de você.

 

    • Os examinadores não irão se importar mais com sua aparência que com sua capacidade. Você pode até se vestir bem, mas o que realmente faz a diferença é a transmissão do conhecimento de maneira clara e precisa;

 

    • Gaguejar nunca é bom, mesmo que você tenha domínio de conteúdo. Por isso, procure se preparar bem para evitar se atrapalhar com as próprias palavras.

 

Tenha bastante atenção nos estudos e boa sorte na defesa da sua dissertação de mestrado!

Dissertação de Mestrado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here