Projeto de Dissertação de Mestrado

Um projeto de dissertação de mestrado é um dos passos mais importantes a ser dado quando o candidato está cursando seu mestrado, posto que é esse projeto é a estrutura que ele vai utilizar para elaborar sua dissertação, que deverá estar muito bem embasada para não causar problemas no ponto chave de todo o estudo, que é a conclusão do trabalho e a consequente aprovação pela banca examinadora.

Para lhe ajudar a ter menos dificuldade nessa etapa tão importante dos seus estudos, elaborei esse artigo, em que irei lhe dar algumas dicas preciosas sobre como fazer um bom projeto de dissertação de mestrado cometendo o mínimo de erros possível e o máximo de aproveitamento do seu tempo.

Como fazer o Projeto de dissertação de Mestrado

O projeto de dissertação de mestrado deve ser feito através de muito estudo e de pesquisas. O sucesso de todo o trabalho está fundamentado nisso. Para fazê-lo, você precisa estar disposto a investir tempo na leitura e na ação, sempre voltado para a área do seu projeto.

Para desenvolvê-lo bem e com maestria, você deve sempre manter a disciplina e se dedicar, porque sem isso é impossível alcançar sucesso na empreitada. Além disso, é necessário que você tenha claro em sua mente que existe um método a ser seguido. Você não pode querer fazê-lo aleatoriamente porque isso é errado. Lembre-se que é necessário fazer o levantamento de uma situação problema, apresentar soluções plausíveis a ele e indicar o tempo que será necessário para a execução do mesmo. Veja agora como dar início a essa etapa do processo.

Como iniciar um Projeto de dissertação de Mestrado

Não pense que seja fácil dar início a um projeto de dissertação de mestrado. As coisas tendem a ser muito complicadas, especialmente se você não atua na área em que está buscando formação. A falta de conhecimento prático costuma dificultar bastante esse pontapé inicial.

Dissertação de Mestrado

É muito importante que você conte com a ajuda do orientador da sua dissertação durante esse período de elaboração da tese. Algumas pessoas defendem a ideia de que o orientador deveria elaborar todo o projeto de dissertação, mas isso não é aconselhável porque é você quem precisa estar envolvido do início ao fim para estar em condições de defender sua tese.

Para começar, peça ao seu orientador que lhe ajude a definir um tema e levantar a problemática referente a ele. Faça uma coisa de cada vez para não errar quando estiver desenvolvendo esse processo.

Erros comuns no Projeto de dissertação de Mestrado

Projeto de Dissertação de MestradoMuitas pessoas erram quando estão trabalhando em seu projeto de dissertação de mestrado porque querem correr com as coisas e acabam se atrapalhando. Quem não consegue se organizar para trabalhar de acordo com cada etapa do processo certamente vai cometer diversos erros.

Também é bastante comum os candidatos errarem quando elaboram um plano de ação para se organizar e fazer o projeto de dissertação do mestrado. E erram porque costumam traçar um plano tão surreal que não são capazes de cumprir sequer na primeira semana.

É interessante notar também que há diversos erros referentes às pesquisas. Muitos candidatos desviam do foco em seus estudos e pesquisas e depois são obrigados a refazer muita coisa, além de ouvirem uma bronca do orientador.

E entre outras muitas outras coisas, gostaria de citar também a falta de comprometimento com o trabalho a ser executado. Se o candidato não tiver responsabilidade, fatalmente não vai conseguir atingir seus objetivos porque vai lhe faltar foco, o que é fundamental para alcançar o sucesso.

10 dicas de como fazer o Projeto de dissertação de Mestrado

Existem algumas dicas importantíssimas que podem ajudar bastante no desenvolvimento desse trabalho e que hoje vou ensinar a você. Tome nota e coloque em prática porque tenho certeza de que será de grande valia para você!

  1. Faça a escolha de um tema que lhe deixe confortável para falar sobre ele. Peça ajuda ao seu orientador e jamais se esqueça que quem vai precisar defendê-la é você. Fique atento!

  2. Não abra mão de participar ativamente da elaboração do seu projeto de dissertação de mestrado. Isso será bom para o desenvolvimento do projeto e para o seu crescimento profissional.

  3. Tenha calma para executar o projeto. Faça uma coisa de cada vez e nunca se atropele. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição.

  4. Estude o máximo que puder e jamais imagine que já sabe tudo. Leia o máximo de livros que puder, assista palestras, busque conteúdos de todos os tipos referentes ao tema que escolheu. Quanto mais conhecimento você tiver, mais versátil será na elaboração do projeto.

  5. Nunca se permita a perda do foco. Independentemente do que esteja acontecendo ao seu redor no momento em que estiver se dedicando a estudar ou a escrever, não perca o seu foco. Como o projeto se trata de um assunto muito abrangente, sempre que você se distrair terá uma dificuldade enorme para conseguir voltar ao fio condutor da ideia.

  6. Esteja sempre atento às normas da ABNT. Quem é acostumado a lidar com trabalhos acadêmicos sabe o quanto é complicado fazer toda a formatação de acordo com elas. Por isso, procure sempre fazer seus trabalhos dentro da norma porque se você deixar para depois, pode ter uma grande dor de cabeça.

  7. Cuide da bibliografia calmamente, no dia a dia. Tudo o que você utilizar para basear seu trabalho deve ser catalogado e guardado o registro. Isso vai facilitar a composição da bibliografia mais tarde.

  8. Busque a perfeição em todos os momentos. Não se satisfaça como mais ou menos. Seu projeto deve estar bom. Para isso, conte com a opinião de outras pessoas que entendam do assunto, além de seu orientador.

  9. Tenha conhecimento de tudo o que for colocado no seu projeto de dissertação de mestrado. Você precisa conhecer tudo o que estiver escrito ali porque é assim que vai ter condições de fazer a defesa da sua tese.

  10. Armazene seu trabalho em locais seguros (ao menos três fontes, além do seu computador). Isso vai garantir que o projeto esteja a salvo, mesmo que algum dos meios de armazenamento apresente problemas.

  11. Se esforce e tenha dedicação ao seu trabalho. Garanto que as coisas serão melhores se você se disciplinar e trabalhar da maneira certa e mais produtiva.

Dissertação de Mestrado

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here