Um dos primeiros passos para se elaborar um artigo científico e entender sua finalidade.

Por exemplo:

Se for um apenas um artigo científico solicitado no decorrer de um curso de graduação, possivelmente será um artigo científico simples, composto por: Introdução- Desenvolvimento- Conclusão e Referências, onde o aluno deverá procurar dentro da literatura, autores que dissertem sobre o tema. O mais indicado é que esses autores sejam encontrados em artigos científicos, pois são estudos mais atuais do que em livros, até mesmo pelo tempo gasto entre a publicação de um livro comparada a de um artigo.

O aluno, no entanto, não deve confundir artigos científicos com qualquer tipo de artigo encontrado na internet. Os artigos científicos que deverão ser base para suas pesquisas devem pertencer a revistas científicas, com seus autores e as revistas devidamente mencionados na citação de um trabalho.

Para evitar qualquer tipo de equívoco eu sempre aconselho meus alunos a buscarem somente em base de dados científicas, onde podem ser pesquisados artigos científicos bem como dissertações de mestrado ou tese de doutorados.

Dissertação de Mestrado

Algumas bases de dados científicas de fácil acesso que temos são: www.scielo.br / www.bireme.br / www.spell.org.br / www.teses.usp.br / www.capes.gov.br dentre outras.

Para artigos de pós-graduação esses cuidados básicos também devem ser adotados, porém, o artigo irá exigir maior nível em seu conteúdo, em sua maioria são adotadas outras metodologias além da revisão de literatura como, por exemplo: estudo de caso, experimentos, investigações dentre outros.

O discente ainda deve estar atento para a normatização exigida pela Instituição de Ensino Superior em que ele está vinculado. Se a Instituição possuir uma revista científica certamente adotará as normas da revista da Instituição. Caso a faculdade não possua, deve ser publicado um manual para produção de trabalhos científicos da Instituição de Ensino Superior ou Programa de Pós-graduação.

Há ainda a possibilidade do orientador ou coordenador solicitar que os artigos científicos sejam idealizados de acordo com alguma normatização externa e padronizados, geralmente ABNT, Vancouver ou APA.

Se você possui dificuldade ou falta de tempo entre em contato conosco, uma assessoria pode lhe poupar uma grande dor de cabeça.

Dez passos para publicar um artigo científico

Para publicação de um artigo científico com êxito devem ser adotados alguns passos a fim de evitar que os artigos não sejam aceitos pelos editores da revista escolhida.

Geralmente a publicação de um artigo científico está vinculada como exigência de um programa de pós-graduação. Nos últimos 5 anos é comum que as Instituições de Ensino Superior estabeleçam como um dos critérios para obtenção do diploma a publicação de artigos científicos, tanto no âmbito nacional como internacional, geralmente para cumprimentos de créditos. Porém, deve-se esclarecer que a publicação do artigo científico não exclui a obrigatoriedade da entrega e apresentação da Dissertação, no caso de Mestrado ou Tese no caso de doutorado.

Os dez passos a serem seguidos são:

1.Faça uma ampla pesquisa das revistas científicas que comportam a área de seu curso.

 

2.Investigue sua qualificação, reconhecida como qualis . Geralmente as revistas nacionais são Qualis B ( as de maiores conceitos ) e qualis e C e D, as menos conceituadas. Essas informações você pode conseguir no portal do CNPQ. O grau de conceituação é importante para que o discente tenha mais atenção na execução de seu artigo, mesmo porque as revistas científicas mais conceituadas costumam ter maior dificuldade e exigências para a publicação do artigo.

 

3.Escolhida a revista, investigue os artigos publicados nos últimos anos para entender se a revista possui algum padrão especifico de aceitação. Essa investigação é importantíssima, pois pode definir a forma de escrita, a linguagem usada e as peculiaridades de aceitação da revista para publicação.

 

4.Investigado os artigos publicados e as variáveis citadas acima, procure as normas exigidas para publicação dos artigos, alguns pontos devem ser observados:

a) Se a revista aceita artigos durante um determinado período ou se é livre;

b) Qual o índice de publicação anual;

c) Quantos artigos a revista costuma publicar;

d) Os tópicos exigidos;

e) A formatação exigida;

f) Quem faz parte do conselho editorial;

g) Quanto tempo os artigos levam para serem aceitos, aprovados e publicados.

Neste instante você deve conhecer bem a revista em que vai postar seu artigo, até mesmo porque um artigo pode ser enviado apenas para uma revista, isso significa que se você estiver tentando publicação em várias revistas, deverá preparar um artigo científico para cada uma delas.

 

5.Após os cuidados prévios, o que evitará que você perca um precioso tempo e tenha foco, o próximo cuidado é escolher um tema com cautela, o tema deve ser inédito, delimitado e relevante cientificamente. Deve-se ainda considerar que o tema deve ser relevante para pesquisa.

 

6. Escolhido o tema e a linha de pesquisa a serem adotados deve ser escolhida a metodologia que será adotada para a execução do artigo.

 

7. Escolhido a metodologia, faça a pesquisa de materiais a serem utilizados, mais comumente conhecidos como revisão teórica. Essa pesquisa lhe trará embasamento, direcionamento e ideias para idealizar seu trabalho.

 

8. Após a pesquisa feita, faça um sumário, um resumo prévio de quais passos você vai seguir e como deverá ser apresentado seu artigo.

 

9. Faça um pré-sumário do assunto em si, ou seja, qual o seu foco, e o que você está querendo provar, discutir ou elucidar de novo, quais serão os possíveis resultados.

 

10. Comece a escrever seu texto sempre delimitando o tema, não se esqueça de sempre utilizar-se de materiais científicos embasados. Boa Sorte!

 

Não se esqueça, se você não tem tempo e possui dificuldades para seguir esses passos, entre em contato conosco.

Nossa assessoria certamente trará êxito aos seus objetivos.

O que não pode faltar no artigo científico

A primeira coisa que não pode faltar no artigo científico é um raciocínio lógico e relevância do assunto escolhido. Além disso, deve-se ter embasamento teórico e cuidados extremos com a metodologia adotada. A metodologia pode caracterizar seu artigo como científico ou não ( DEMO, 2002).

Se você sentir dificuldade para escolha de metodologia entre em contato conosco!

Formatação padrão de um artigo científico

Como já explicado acima, a formatação de um artigo científico está diretamente ligada a Instituição de Ensino Superior, Programa de Mestrado ou Revista Científica para que o artigo seja apresentado.

O mais comum é a seguinte estrutura:

Titulo:

Subtítulo:

Nome dos autores ( rodapé com as especificações)

Resumo:

Palavras Chaves:

Titulo em Inglês:

Abstract:

Key Word:

Introdução

Desenvolvimento

Discussão

Conclusão

Referências

Lembre-se que esses tópicos e sequencia podem ser alterados, bem como inclusos, depende sempre da finalidade do artigo e da metodologia adotada.

Caso deseje publicar seu artigo científico indicamos a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento confira em: http://www.nucleodoconhecimento.com.br

Se houver dúvida entre em contato conosco!

Como elaborar um artigo científico
5 (100%) 1 vote
Dissertação de Mestrado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here