Elaboramos 25 sugestões de tema para Monografia ou TCC de Agropecuária são possíveis tendências que merecem atenção. Vale lembrar que são sugestões é importante que cada aluno ao desenvolver seu tcc ou monografia tenha afinidade com assunto tornando suas pesquisas agradáveis e construtivas. Desejamos a todos uma ótima leitura.

1.Revolução agrária cubana

A Revolução agrária em Cuba iniciou-se após a batalha contra a ditadura de Batista, em 1959, provocando mudanças nos aspectos sociais, políticos, e agrários. As transformações da revolução caminhavam cada vez mais rumo a uma reforma agrária. O estudo sobre o tema compreende aspectos transformadores em relação a agricultura, como o conceito de agricultura socialista.

2. Reforma agrária

Reforma agrária pode ser entendida, num primeiro momento, como a redistribuição de terras. Ela é exigida, principalmente, por participantes de movimentos sociais, que realizam ocupações territoriais, na maioria das vezes através de conflitos. O objetivo é pressionar os governantes, alertando-os sobre a importância de uma reforma.

3. Conflito fundiário e Legalidade

O conceito de Reforma agrária envolve aspectos judiciais, uma vez que o apelo a esse tipo de transformação é feita através de conflitos fundiários, seguidos por ocupações, muitas vezes questionadas pelos produtores rurais. Uma das questões em aberto é em relação à legalidade dessas ocupações e aos direitos, tanto dos invasores como dos produtores.

4. Agricultura familiar

O tema busca estudar, como uma de suas principais questões, a importância da contribuição da agricultura familiar para o desenvolvimento agrário. Por agricultura familiar entende-se a pequena produção de mantimentos ou produtos, produzidos por agricultores familiares, que utilizam mão de obra familiar.

Dissertação de Mestrado

5. Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável, que surgiu em 1970, visa conseguir crescimento e desenvolvimento econômico, garantindo a preservação do meio ambiente. Os crescimentos das indústrias, das cidades estão causando cada vez mais o mau trato ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável foi criado para uma conscientização do ser humano, com reciclagem de materiais: feito de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha, etc. A fim de diminuir a poluição causada pelo próprio ser humano.

6. Processo técnico

Os processos técnicos para um desenvolvimento sustentável têm como objetivo uma ‘produção mais limpa’, para preservar os impactos das produções no meio ambiente. Este novo modelo têm sido desenvolvido desde 1980. Este novo modelo de produção está sendo desenvolvido desde a década de 1980, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (ONUDI) com o intuito de instrumentalizar o conceito e práticas do desenvolvimento sustentável.

7. Tecnologia e agropecuária

O desenvolvimento tecnológico e científico está diretamente ligado à produção agrária. No Brasil o crescimento do setor agropecuário cresce a cada ano. A agropecuária mantém positiva a balança comercial, os alimentos baratos e a segurança energética do país, mantém-se como a principal responsável pela estabilidade da economia.
O país já tem um aspecto muito favorável a ele, pois as terras brasileiras são muito propícias a crescerem (com abundância de água e luz). Mas isso não iria para frente se não fosse um caráter muito forte e inovador na agropecuária brasileira.

8. Tecnologia alternativa

A tecnologia alternativa vem sendo utilizada demasiadamente ao longo dos anos. Conheça algumas alternativas que visam à sustentabilidade:
Energia Eólica: A energia eólica retira energia do vento, para o bombeamento de água em lugares castigados pela seca e escassez de energia elétrica. É muito comum em lugres como norte. Trata-se de um avanço, pois consegue captar a energia de uma fonte renovável, sem poluição do ar.
Energia Solar: Convertem a luz do sol em energia elétrica. Com a grandiosidade de não gerar substâncias tóxicas e nem nocivas ao ar

9. Capitalismo agrário

O capitalismo agrário atual tem seus paradigmas, controvérsias, prós e contras. Tá certo que hoje, nos grandes centros de agropecuária não se tem mais trabalho escravo, mas ainda sim é regado pelo capitalismo. O modelo do agronegócio brasileiro é tocado pelo setor da classe burguesa, e conforme o setor aumenta, os pequenos proprietários rurais se veem sem saída, e sendo expulsos de suas próprias terras.
Nesse sentido, a nova concentração capitalista da terra é muito mais destrutiva.

10. Cooperativismo agropecuário

O cooperativismo agropecuário é de suma importância para a economia brasileira, pois visa o apoio social e econômico em pequenas terras rurais. As cooperativas atuam como um estímulo para terras pequenas. Um dos desafios das cooperativas é conseguir capital, para que o desenvolvimento seja ainda maior.

11. Modernização agrícola

O destaque do agronegócio no país vem desde a forte aceleração neste setor a parte de 1950. A modernização trouxe um considerável aumento no setor agrícola brasileira, acentuando a exportação e contribuindo para o crescimento econômico nacional. Mas os impactos ambientais foram gigantescos; produtos tóxicos sem cuidados, favorecimento da elite, desemprego no campo foram alguns das consequências da globalização nacional.

12. Agropecuária e sustentabilidade

O objetivo da sustentabilidade é criar ambientes favoráveis a gerações futuras. Este termo foi criado em 1972 em Estocolmo, em uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
A sustentabilidade e o desenvolvimento econômico encontram-se em uma categoria não muito fácil de lidar, pois encontra-se aspectos de impacto na vida de toda humanidade: impactos – ambientais, sociais e econômicos. A agropecuária tem um grande desafio para frente que é se lançar no mercado como uma fonte de não destruidora da natureza.

13. Agropecuária e capital humano

O conceito de capital humano está diretamente ligado ao setor agropecuário. Este pode ser entendido como o conjunto de conhecimentos humanos acumulados por trabalhadores e empresários. O assunto permite estudar sua verdadeira importância em relação à produção agrícola e ao desenvolvimento do país em geral.

14. Economia agrária

A economia agrária estuda a melhor maneira de satisfazer os desejos ou necessidades humanas mesmo com algumas limitações em bens e serviços, prescindindo estudar a satisfação daquelas necessidades que não têm limitação, por estarem disponíveis em grandes quantidades, como por exemplo, o vento, ar, sol, entre outros.

15. Desenvolvimento do setor agropecuário no Brasil

Na última década, o setor agropecuário é o setor que mais cresce linearmente no Brasil. A média do Produto Interno Bruto (PIB) do setor, que representa a soma em valores de todos os bens e serviços produzidos no país – no período de 2000 a 2010, aponta um crescimento anual de 3,67%, enquanto o PIB geral do País mostra avanço de 3,59% (média por ano).

16. Agricultura Espacial

A economia espacial visa estudar as dimensões do solo e a possível extinção da terra. Essa economia visa a cultivação de alimentos, com o intuito de conseguir uma vida habitável no espaço. Os pesquisadores da agricultura espacial estudam com precisão para saber se o ser humano é capaz de ter uma vida habitável na lua.

17. Agropecuária e a disputa de terras no Brasil

As disputas de terras no Brasil se dão desde a nossa colonização. Uma das maiores disputas foi a Guerra dos Canudos. Foi o confronto entre integrantes de um movimento popular de fundo sócio religioso contra o Exército Brasileiro. Além da questão religiosa, a Guerra dos Canudos foi um protesto contra a situação Brasileira no final do Século XIX: miséria, fome, violência, e com isso a luta pela propriedade.

18. Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST)

É um movimento de caráter político, social e popular, criado em 1997, Com o intuito de organizar uma reforma urbana, para uma cidade mais justa, com direito a moradia. Esse movimento encontra muitos conflitos, por lutar pelo direito dos trabalhadores, e de forma direta, com a ocupação em terras abandonadas. Hoje, mais de 40 mil famílias já ocuparam essas terras.

sugestões de tema para Monografia ou TCC de Agropecuária

19. Técnico em Agropecuária

Profissionais capazes de plantar, executar, acompanhar e fiscalizar toda fase dos projetos agropecuários na administração de propriedades rurais. O técnico também pode atuar na área de pesquisa, na gestão de agropecuária e agroindústria. O técnico tem que ficar ligado em toda a mudança neste setor, por motivo da tecnologia que só cresce a cada dia.

20. Conceito Mão Invisível

Este conceito foi desenvolvido por Adam Smith para descrever a economia de um mercado ou estado. Ele diz que a economia sempre será estabilizada, pois sempre haverá oferta e demanda, como se a economia tivesse uma mão invisível que faz a movimentação da economia girar de forma natural. E que os indivíduos têm interesses em comum, por este motivo também o conceito de Mão Invisível foi criada.

21. Rentabilidade econômica – Agropecuária

A rentabilidade econômica hoje através da agropecuária está sendo muito eficaz para os agropecuários. O Brasil é enorme e tem uma cultura muito grande em plantação e exportação, o que traz muito lucro, e valorização do mercado. É o setor que mais cresceu em torno de 5 a 10 anos no país. Além disso, é muito importante a agropecuária, em tempo que a sustentabilidade está em alta.

22. A falta de água no cenário agropecuário

Os impactos da mudança climática no Brasil podem interferir negativamente no desenvolvimento agropecuário, no processo e na qualidade de vida, principalmente na região do Nordeste. A falta de agua vem prejudicando as plantações de alimentos. Porém, o desenvolvimento da infraestrutura hídrica com uma gestão eficaz pode resolver o problema.

23. Agricultura “tradicional”

>
A agricultura tradicional é quando se tem um tipo de agricultura cultivado em um pequeno local – propriedade, nesta terra é praticado a policultura – cultivação de diferentes tipos de produtos no mesmo loca. Essa agricultura não evoluiu com a tecnologia, utilizando ainda instrumentos de trabalhos braçais: inchada.

24. Sistema ou cadeia agroindustrial

Cadeia de produção na agroindústria: Comercialização (empresas que tem contato com o consumidor final – supermercados, restaurantes). Industrialização (são empresas que transforma as matérias primas em produtos finais). Produção de matérias primas (fornecedores de matérias primas – agricultura, pecuária, pesca).

25. Associativismo

O associativismo também é conhecido como ‘Ação Associativa’. É um termo usado para qualquer iniciativa formal ou informal que reúna um grupo de pessoas ou empresas, em que todos tenham como objetivo principal gerar benefícios comuns em nível econômico, social e político. Exemplo: Associações de Produtores Rurais e Cooperativas Agropecuárias são exemplos de associativismo.

Dissertação de Mestrado

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei seu artigo, curso engenharia florestal e estava perdida, mas graças as suas dicas vou arrebentar em meu TCC.

    Grata, Alice.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here