O Mestrado

Produzir uma dissertação de mestrado não é uma das tarefas fáceis. É necessário, antes de tudo, gostar de pesquisa e do ramo acadêmico para conseguir conciliar teorias e práticas metodológicas. Fazer esse tipo de pós-graduação são para aquelas pessoas que querem seguir essa carreira e querem se tornar pesquisador ou conseguir algum cargo superior em algum setor empresarial ou empregatício. Mestrado é coisa séria e deve ser levado a sério. Não basta apenas frequentar as aulas, a dissertação tem de ser bem escrita e bem dialogada.

Como iniciar a dissertação de mestrado

O primeiro aspecto que você tem de ter em mente é que para produzir a dissertação você tem de ter uma ideia que enriquecerá a comunidade acadêmica, isto é, a área que você escolheu para estudar.
É necessário argumentar, e argumentar muito bem!
Tendo a ideia, comece a introdução. Apresente o tema, e justifique o porquê de você ter escolhido.
Às vezes, muitas pessoas, para conseguir bolsas científicas, produzem um projeto de mestrado, que contém uma prévia de sua dissertação em escala menor. O projeto pode te servir de guia!

Não generalize nenhum de seus argumentos. Utilize referências e nada de ‘achismos’. Lembre-se de que seu objetivo é se tornar um mestre, então procure ser preciso. Após a introdução e justificativa, vem os objetivos. Esclareça com palavras adequadas (use verbos no infinitivo!) o que você pretende realizar em cada capítulo de sua dissertação. Quais serão os seus passos para chegar na conclusão? Definir e detalhar seus objetivos quanto a temática.Foque! E não utilize pronomes de primeira pessoa, como o Eu, por favor!

Formatação da Dissertação de mestrado

Ao longo de sua dissertação, seria mais prático e menos irritante você começar a formatar o texto conforme você progride. Assim, ao término, você não precisará revisar as normas da ABNT em cada tópico do sumário, por exemplo.

A formatação inclui três partes:

Dissertação de Mestrado
  • Pré-textual
  • Textual
  • Pós-Textual

A parte gráfica, que seria a capa, lombada e ilustrações, não está incluída nas três partes anteriores. Se você pretende fazer a dissertação no Brasil, utilize as normas da ABNT. E dependendo da faculdade que você ingressará, você pode seguir as normas acadêmicas conforme a regra da instituição.

Para lhe ajudar, segue alguns links de arquivos para você ter acesso às normas:

    1. NORMAS DA ABNT 2015

 

    1. MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

 

    1. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENS U DA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

 

Cronograma para o desenvolvimento da Dissertação de mestrado

A dissertação de mestrado tem um cronograma específico para ser cumprido. Mas, mesmo assim, depende da instituição que você está cursando. Depende também de seu orientador. O cronograma vai ditar os seus passos em formato de meses ou semestre. O mestrado dura em torno de dois anos e para produzir a dissertação você tem um ano mais ou menos para concluí-la, já incluso a qualificação, a defesa e a versão final. É necessário entender que o cronograma deve ser cumprido de acordo com as datas previstas, ou seja, tem de ser feito conforme a sua disponibilidade, visto que será preciso entregar relatórios semestrais contando sobre o andamento de sua pesquisa e dissertação. Por isso, é indicado que você faça o cronograma junto de seu orientador, para que ambos possam decidir a quantidade de tempo para estudar e produzir cada parte da dissertação e etc. Existe, porém, a possibilidade de seu cronograma ser mudado por motivos diversos, como inadequação do tema ou inexistência de referencial teórico. Assim, saiba fazer seu cronograma de acordo com a sua pesquisa e o que você almeja conseguir ao término dela.

Veja: Modelo de Cronograma para o desenvolvimento da Dissertação de mestrado

Cronograma para o desenvolvimento dissertação de mestrado

8 Dicas para fazer a Dissertação de Mestrado

    1. Tenha certeza do seu tema: Procure gostar muito da sua temática porque você passará uma boa parte do tempo pesquisando, lendo e escrevendo sobre aquilo, então, não desabroche no meio do caminho. Tenha paixão pelo seu trabalho.

 

    1. Pesquise. Muito!: um dos primeiros erros dos estudantes que procuram fazer mestrado é escolher um tema demasiadamente repetitivo e comum. Caso você goste muito de alguma coisa em específico, procure dissertações que falam sobre isso e tente encontrar uma brecha que não foi explorada. Leia. Assista. Ouça. Cada mídia pode ser uma chave para uma ideia brilhante, curiosa e inovadora!

 

    1. Calma:  Pode ser uma dica um pouco clichê, mas manter a calma é difícil para o mestrando. Se a ansiedade ou a irritação de atacar, fuja um pouco da dissertação e vá se distrair.

 

    1. Peça a opinião de outros: Comente e discuta sobre a sua ideia e dissertação. Faça com que eles leiam. Assim, você poderá escutar pontos de vistas diferentes, podendo enriquecer a sua pesquisa, além de essas outras pessoas conseguirem achar erros já que não estão habituadas com o texto como você e seu orientador estão.

 

    1. Organização: Siga o cronograma da dissertação, do seu corpo e da sua mente. Não ‘bata na mesma tecla’ se não estiver com a cabeça clara e descansada. Não tenha pressa.

 

    1. Salve o andamento da dissertação em vários aparelhos: Em vários pen-drives e em contas de e-mail. Afinal, nunca se sabe quando o acaso e o karma pode estragar meses de trabalho.

 

    1. Tenha paciência: Não discuta feio com o seu orientador. Brigas ocorrem e discussões também, mas não invista em batalhas perdidas. Lute pela sua opinião, mas ouça seu orientador e tenha paciência.

 

  1. Domine o assunto: Após fazer uma pesquisa profunda sobre o tema, relacione e faça argumentos fortes acerca da sua pesquisa. Mostre a sua voz no texto. Não copie. Cite e parafraseie autores renomados sobre o assunto.

Onde coletar as pesquisas para Dissertação de Mestrado

Onde conseguir referenciais bons para a dissertação? Pois bem. Venho lhe dizer que o banco de dados da USP é enorme e faculdades internacionais disponibilizam pesquisas acadêmicas gratuitas. Além disso, a própria faculdade que você ingressará tem uma biblioteca para que você possa pesquisar.

1) O Google: www.google.com.br – É um grande aliado. Busque por palavras chaves sempre com a palavra ‘artigo’ ou ‘tese’ no final.
Use também busca com palavras chave entre aspas a google irá mostrar resultados exatos a palavra chave isso ajuda muito. Você encontrará diversos Artigos Científicos.
2) USP – Teses: http://www.teses.usp.br/ – Divirta-se e busque o assunto que quiser para ajudar o seu direcionamento.
3) Unicamp – Teses: Biblioteca Digital da UNICAMP – Biblioteca da Unicamp com teses digitais. Totalmente confiável, podendo enriquecer a sua referência bibliográfica.
4) Yale – http://guides.library.yale.edu/content.php?pid=497789&sid=4097998 – A universidade de Yale fornece uma ferramenta que permite que você busque teses em diferentes faculdades internacionais. Basta apenas criar uma conta.

Boa Sorte e saiba que pode contar com nossa ajuda !

Dissertação de Mestrado

8 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da forma simples do conteúdo me ajudou muito, estou pesquisando na área da educação na disciplina de Artes Visuais,
    Embora tenha muitas dúvidas sobre como fazer inclusive o tema ou melhor sobre tudo que diz respeito ao mestrado.
    obrigada

  2. Obrigado pela informações, estou fazendo agora Redação, última matéria e me preparando para começar a escrever. Acho que em fim arrumei minha orientadora! Bom que ainda acreditamos!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here