O Mestrado

Produzir uma dissertação de mestrado não é uma das tarefas fáceis. É necessário, antes de tudo, gostar de pesquisa e do ramo acadêmico para conseguir conciliar teorias e práticas metodológicas. Fazer esse tipo de pós-graduação são para aquelas pessoas que querem seguir essa carreira e querem se tornar pesquisador ou conseguir algum cargo superior em algum setor empresarial ou empregatício. Mestrado é coisa séria e deve ser levado a sério. Não basta apenas frequentar as aulas, a dissertação tem de ser bem escrita e bem dialogada.

Como iniciar a dissertação de mestrado

O primeiro aspecto que você tem de ter em mente é que para produzir a dissertação você tem de ter uma ideia que enriquecerá a comunidade acadêmica, isto é, a área que você escolheu para estudar.
É necessário argumentar, e argumentar muito bem!
Tendo a ideia, comece a introdução. Apresente o tema, e justifique o porquê de você ter escolhido.
Às vezes, muitas pessoas, para conseguir bolsas científicas, produzem um projeto de mestrado, que contém uma prévia de sua dissertação em escala menor. O projeto pode te servir de guia!

Não generalize nenhum de seus argumentos. Utilize referências e nada de ‘achismos’. Lembre-se de que seu objetivo é se tornar um mestre, então procure ser preciso. Após a introdução e justificativa, vem os objetivos. Esclareça com palavras adequadas (use verbos no infinitivo!) o que você pretende realizar em cada capítulo de sua dissertação. Quais serão os seus passos para chegar na conclusão? Definir e detalhar seus objetivos quanto a temática.Foque! E não utilize pronomes de primeira pessoa, como o Eu, por favor!

Formatação da Dissertação de mestrado

Ao longo de sua dissertação, seria mais prático e menos irritante você começar a formatar o texto conforme você progride. Assim, ao término, você não precisará revisar as normas da ABNT em cada tópico do sumário, por exemplo.

A formatação inclui três partes:

Dissertação de Mestrado
  • Pré-textual
  • Textual
  • Pós-Textual

A parte gráfica, que seria a capa, lombada e ilustrações, não está incluída nas três partes anteriores. Se você pretende fazer a dissertação no Brasil, utilize as normas da ABNT. E dependendo da faculdade que você ingressará, você pode seguir as normas acadêmicas conforme a regra da instituição.

Para lhe ajudar, segue alguns links de arquivos para você ter acesso às normas:

    1. NORMAS DA ABNT 2015

 

    1. MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

 

    1. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENS U DA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

 

Cronograma para o desenvolvimento da Dissertação de mestrado

A dissertação de mestrado tem um cronograma específico para ser cumprido. Mas, mesmo assim, depende da instituição que você está cursando. Depende também de seu orientador. O cronograma vai ditar os seus passos em formato de meses ou semestre. O mestrado dura em torno de dois anos e para produzir a dissertação você tem um ano mais ou menos para concluí-la, já incluso a qualificação, a defesa e a versão final. É necessário entender que o cronograma deve ser cumprido de acordo com as datas previstas, ou seja, tem de ser feito conforme a sua disponibilidade, visto que será preciso entregar relatórios semestrais contando sobre o andamento de sua pesquisa e dissertação. Por isso, é indicado que você faça o cronograma junto de seu orientador, para que ambos possam decidir a quantidade de tempo para estudar e produzir cada parte da dissertação e etc. Existe, porém, a possibilidade de seu cronograma ser mudado por motivos diversos, como inadequação do tema ou inexistência de referencial teórico. Assim, saiba fazer seu cronograma de acordo com a sua pesquisa e o que você almeja conseguir ao término dela.

Veja: Modelo de Cronograma para o desenvolvimento da Dissertação de mestrado

Cronograma para o desenvolvimento dissertação de mestrado

8 Dicas para fazer a Dissertação de Mestrado

    1. Tenha certeza do seu tema: Procure gostar muito da sua temática porque você passará uma boa parte do tempo pesquisando, lendo e escrevendo sobre aquilo, então, não desabroche no meio do caminho. Tenha paixão pelo seu trabalho.

 

    1. Pesquise. Muito!: um dos primeiros erros dos estudantes que procuram fazer mestrado é escolher um tema demasiadamente repetitivo e comum. Caso você goste muito de alguma coisa em específico, procure dissertações que falam sobre isso e tente encontrar uma brecha que não foi explorada. Leia. Assista. Ouça. Cada mídia pode ser uma chave para uma ideia brilhante, curiosa e inovadora!

 

    1. Calma:  Pode ser uma dica um pouco clichê, mas manter a calma é difícil para o mestrando. Se a ansiedade ou a irritação de atacar, fuja um pouco da dissertação e vá se distrair.

 

    1. Peça a opinião de outros: Comente e discuta sobre a sua ideia e dissertação. Faça com que eles leiam. Assim, você poderá escutar pontos de vistas diferentes, podendo enriquecer a sua pesquisa, além de essas outras pessoas conseguirem achar erros já que não estão habituadas com o texto como você e seu orientador estão.

 

    1. Organização: Siga o cronograma da dissertação, do seu corpo e da sua mente. Não ‘bata na mesma tecla’ se não estiver com a cabeça clara e descansada. Não tenha pressa.

 

    1. Salve o andamento da dissertação em vários aparelhos: Em vários pen-drives e em contas de e-mail. Afinal, nunca se sabe quando o acaso e o karma pode estragar meses de trabalho.

 

    1. Tenha paciência: Não discuta feio com o seu orientador. Brigas ocorrem e discussões também, mas não invista em batalhas perdidas. Lute pela sua opinião, mas ouça seu orientador e tenha paciência.

 

  1. Domine o assunto: Após fazer uma pesquisa profunda sobre o tema, relacione e faça argumentos fortes acerca da sua pesquisa. Mostre a sua voz no texto. Não copie. Cite e parafraseie autores renomados sobre o assunto.

Onde coletar as pesquisas para Dissertação de Mestrado

Onde conseguir referenciais bons para a dissertação? Pois bem. Venho lhe dizer que o banco de dados da USP é enorme e faculdades internacionais disponibilizam pesquisas acadêmicas gratuitas. Além disso, a própria faculdade que você ingressará tem uma biblioteca para que você possa pesquisar.

1) O Google: www.google.com.br – É um grande aliado. Busque por palavras chaves sempre com a palavra ‘artigo’ ou ‘tese’ no final.
Use também busca com palavras chave entre aspas a google irá mostrar resultados exatos a palavra chave isso ajuda muito. Você encontrará diversos Artigos Científicos.
2) USP – Teses: http://www.teses.usp.br/ – Divirta-se e busque o assunto que quiser para ajudar o seu direcionamento.
3) Unicamp – Teses: Biblioteca Digital da UNICAMP – Biblioteca da Unicamp com teses digitais. Totalmente confiável, podendo enriquecer a sua referência bibliográfica.
4) Yale – http://guides.library.yale.edu/content.php?pid=497789&sid=4097998 – A universidade de Yale fornece uma ferramenta que permite que você busque teses em diferentes faculdades internacionais. Basta apenas criar uma conta.

Boa Sorte e saiba que pode contar com nossa ajuda !

5/5 - (32 votes)
Dissertação de Mestrado

10 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da forma simples do conteúdo me ajudou muito, estou pesquisando na área da educação na disciplina de Artes Visuais,
    Embora tenha muitas dúvidas sobre como fazer inclusive o tema ou melhor sobre tudo que diz respeito ao mestrado.
    obrigada

  2. Obrigado pela informações, estou fazendo agora Redação, última matéria e me preparando para começar a escrever. Acho que em fim arrumei minha orientadora! Bom que ainda acreditamos!!!!!!

  3. Conteúdo objetivo e a linguagem fácil para assimilar PARABÉNS, pretendo fazer o mestrado na área da educação voltada para professores do campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here